BB compra carteira de crédito do Banco Votorantim por R$ 1,4 bilhão


(Por Álvaro Campos)

O Banco do Brasil informou nesta segunda-feira que comprou uma carteira de crédito do Banco Votorantim - que controla em parceria com a família Ermírio de Morares - por R$ 1,393 bilhão. O contrato para cessão de direitos creditórios com retenção substancial de riscos e benefícios (com coobrigação do cedente) foi firmado no dia 27 de março.

Segundo o BB, a coobrigação assumida pelo Votorantim prevê o pagamento dos vencimentos independentemente da inadimplência da carteira, com mecanismo de "first loss". Há também uma cláusula de mandato que prevê a cobrança e os recebimentos dos clientes devedores pelo cedente.

Outra cláusula prevê a recompra de operações liquidadas antecipadamente pelos devedores, de operações inadimplentes ou que sejam objeto de falhas/vícios de contratação. E existe, ainda, uma cláusula de depósito, relacionada aos dossiês das operações de crédito cedidas para os quais o cedente é constituído como fiel depositário.

Segundo o BB, o negócio com o Votorantim, que é uma parte relacionada do banco, "decorre da sinergia estratégica entre as instituições". "Os procedimentos e medidas adotadas seguem os padrões do mercado de cessões de créditos, sendo formalizadas por intermédio de contratos de cessões de direitos creditórios e validadas e liquidadas na C3 (central de registro de contratos de crédito) a preço de mercado". (Fonte: Valor Econômico)


COMPARTILHAR