Concurso Caixa 2014 terá validade encerrada após acordo; entenda!
Devido a uma Ação Civil Pública (ACP), concurso Caixa 2014 estava válido, mas um acordo assinado esta semana colocará fim à seleção. Entenda! (Autor: Juliana Goes) - foto Paulinho Costa feebpr -
Após anunciar a contratação de 800 aprovados no seu concurso Caixa 2014, o prazo de validade da última seleção será encerrado. Pelo menos, é o que prevê um processo assinado no último dia 23 de maio, no Tribunal Superior do Trabalho.
Conforme o documento, ao qual Folha Dirigida teve acesso, o Ministério Público do Trabalho e a Caixa Econômica Federal chegaram a um acordo em relação à Ação Civil Pública nº 00059-10-2016-5-10-0006, que previa a contratação dos aprovados na seleção.
O acordo contou com a anuência da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).
Conforme o documento, desde a realização da seleção, em 2014, 17.923 convocações foram realizadas, com a admissão de 11.672 aprovados no último concurso.
Além disso, a Caixa se comprometeu em convocar mais 800 aprovados – anúncio feito na última quarta-feira, 24.
Diante disso, o prazo do concurso será encerrado. O acordo permite ainda que novas seleções sejam realizadas para a carreira de técnico bancário, desde que não venham a ser para cadastro de reserva e somente para a real demanda do banco.
Apesar do apoio das categorias, a decisão não foi aceita pelas comissões de aprovados no concurso da Caixa de 2014. Em contato com a equipe da Folha Dirigida, dirigentes afirmaram que uma reunião com os ministros do TST está sendo solicitada.
Aprovados do concurso Caixa 2014 aguardavam convocações
Por ter sido representante dos empregados, muitos aprovados no concurso Caixa 2014 esperavam a atenção da presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano, para o processo de chamada desses candidatos.
O concurso, realizado em 2014, contou com vagas para os seguintes cargos:
- técnico bancário (nível médio);
- médico do trabalho; e
- engenheiro (superior).
Ao todo, a seleção teve mais de 1 milhão de inscritos e foi organizada pelo Cebraspe.
Conforme a presidente, mais 800 aprovados serão contratados, para reforçar as condições de trabalho e o atendimento nas agências do banco em todas as regiões do país.
Os aprovados serão convocados a partir de junho para apresentarem a documentação e realizarem os exames médicos obrigatórios.
Todo o processo de contratação deverá ocorrer até o final do segundo semestre deste ano. A presidenta da Caixa celebrou as contratações.
Segundo a instituição, o número de contratações segue o limite estabelecido pela Secretaria de Coordenações das Estatais (Sest), ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que é de 87.544 pessoas.
A última contratação realizada pela Caixa ocorreu há mais de um ano. Já a nova convocação dos empregados será para início imediato.
A remuneração inicial é de R$ 3.597, além de benefícios como a participação nos lucros, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição e alimentação, vale transporte e auxílio creche. (Fonte: Folha Dirigida)
Notícias Feeb/PR