46º CBPP encerra com mensagem inspiradora sobre protagonismo e acolhimento
Luiz Gustavo de Padua Walfrido, Maria Leiza Cesar dos Reis Torres, Gladir Basso e Maurício Luna, que representaram a Contec no Congresso (Foto divulgação)
O 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), realizado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) de 22 a 24 deste mês, em São Paulo, contou com a participação de mais de 190 apresentações, palestrantes renomados e uma plateia de mais de 4 mil especialistas, líderes e visionários do setor.
O presidente da Federação dos Bancários do Estado do Paraná (FEEB-PR) e do Sindicato de Cascavel, Gladir Basso, que é também diretor de Assuntos Legislativos da Confederação (Contec), participou do evento juntamente com outros três diretores da Contec: Maria Leiza Cesar dos Reis Torres, Luiz Gustavo de Padua Walfrido e Maurício Luna.
O 46º CBPP foi encerrado na última sexta-feira (24), com uma palestra inspiradora que convidou os participantes a assumirem um papel protagonista na construção de um sistema previdenciário mais inclusivo e humano. Com o tema “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”, o ator e produtor Nelson Freitas encerrou o evento com uma fala marcada por humor, emoção e provocações profundas sobre coragem, vulnerabilidade e transformação.
Ao longo de sua apresentação, Freitas compartilhou histórias pessoais e reflexões sobre o impacto da comunicação, da educação financeira e da empatia no ambiente corporativo. “O riso é algo sério”, disse, ao usar o humor como ferramenta para abordar temas complexos. Ele destacou a importância de abrir canais de diálogo e de reconhecer que ninguém transforma realidades sozinho. “Precisamos uns dos outros, de ajuda mútua. Sem essa unidade, não vamos chegar a lugar nenhum”.
Um dos pontos altos da palestra foi a crítica à falta de conhecimento sobre previdência e finanças básicas. “Hoje, você anda em São Paulo e pergunta se alguém sabe diferenciar um ativo de um passivo. Muitas vezes, a resposta é equivocada. Isso mostra o quanto precisamos investir em educação financeira”, alertou. Ele também chamou atenção para o desconhecimento generalizado sobre o papel da previdência na vida das pessoas, especialmente entre os que se aproximam da aposentadoria.
Freitas encerrou sua fala com uma mensagem de esperança e ação: “Não posso acabar com todas as guerras ou com o aquecimento global, mas posso iluminar meu caminho. Acredito que essa é a única maneira de o mundo se iluminar: um brilhante ato de graça de cada um de nós”.
Logo após a palestra, o diretor-presidente da Abrapp e coordenador geral do 46º CBPP, Devanir Silva, subiu ao palco para realizar o encerramento oficial do evento. Visivelmente emocionado, agradeceu o empenho da equipe organizadora e de todos os participantes, classificando esta edição como “o melhor Congresso de toda a série histórica”.
“Ninguém faz nada grande sozinho”, afirmou, ao chamar os dirigentes e colaboradores das entidades do sistema Abrapp — incluindo UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta — para o palco. Ele relacionou o espírito de inclusão e acolhimento da Previdência Complementar à receptividade demonstrada pela equipe durante os três dias de congresso.
O 46º CBPP consolidou-se como um marco na discussão sobre o futuro da previdência complementar no Brasil. Com temas que foram da inclusão digital à criação de micro pensões, passando por educação financeira e inovação regulatória, o evento reuniu especialistas nacionais e internacionais em torno de uma agenda transformadora.
Mais do que apresentar propostas, o congresso reforçou a importância da articulação entre governo, entidades e sociedade civil para ampliar o alcance da previdência como instrumento de cidadania. E, ao encerrar com uma palestra que falou diretamente ao coração dos participantes, deixou claro que a mudança começa com cada um — e que o impossível pode, sim, ser feito.
Nelson Freitas, ator, produtor e palestrante no encerramento do 46º CBPP (Foto: Divulgação)
Notícias FEEB PR