Nubank é eleito instituição do ano na América Latina


Nu já atende a quase 123 milhões de clientes na região e incluiu cerca de 29 milhões de pessoas no sistema financeiro, dando acesso a crédito e promovendo a redução de juros - foto divulgação - 

O Nubank foi reconhecido pela LatinFinance, uma das principais publicações do setor financeiro internacional, com o principal prêmio em excelência financeira em toda a América Latina. Este marco valida a capacidade da instituição financeira de combinar escala, eficiência e impacto social.

A nomeação chega em um momento em que o Nu consolida sua posição entre as maiores instituições financeiras do Brasil e da região. Dados do Banco Central do Brasil mostram que o Nubank é a terceira maior instituição financeira do país em número de clientes, com a marca de 109 milhões.

A liderança que aumenta a inclusão financeira e reduz custos
O avanço do Nubank está diretamente relacionado à expansão do acesso ao sistema financeiro em toda a região. Nos últimos anos, cerca de 29 milhões de pessoas no Brasil, México e Colômbia tiveram acesso ao seu primeiro cartão de crédito por meio da instituição e aproximadamente 28 milhões entraram no sistema financeiro pela primeira vez com o Nu.

Esses números ajudam a explicar uma transformação estrutural. No Brasil, entre 2018 e 2025, o número de pessoas com acesso ao sistema financeiro mais que dobrou, passando de 76,3 milhões para 163,3 milhões, segundo levantamento da Tendências Consultoria.

Esse ciclo não apenas ampliou o acesso a serviços financeiros, mas também facilitou a circulação de crédito, estimulou o consumo e fortaleceu a formalização econômica de milhões de brasileiros.

As consequências positivas são atestadas também pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Relatório publicado em julho deste ano evidencia que a emergência das fintechs no Brasil contribuiu para ampliar a concorrência no setor financeiro, levando à redução das taxas de juros e ao aumento da eficiência operacional dos bancos tradicionais.

Em outro artigo, divulgado em outubro, o FMI afirma que essas instituições têm ajudado a expandir o crédito no Brasil, mesmo em um cenário de taxa básica de juros elevada (Selic). E atribui à rápida expansão das fintechs no Brasil a ampliação do acesso ao crédito.

Hoje, 60% da população adulta do Brasil é cliente do Nu e, destes, 60% usam a instituição como principal relacionamento financeiro. A taxa de atividade mensal também permanece acima de 80% desde 2022, um indicador consistente de confiança e engajamento.

Expansão internacional eficiente e escalável
Graças à combinação de tecnologia de ponta com foco no cliente, a experiência do Nu já é refletida nos demais países em que opera. No México, a companhia adicionou 1 milhão de novos clientes em menos de um trimestre, chegando à marca de 13 milhões de usuários no país.

Dados do estudo Impacto Nu: do Acesso ao Bem-Estar mostram como a companhia está redefinindo as finanças no México. Cerca de 60% dos clientes da instituição relatam usar menos dinheiro em espécie do que antes e economizar ativamente graças às Cajitas (as Caixinhas mexicanas).

Há apenas seis anos no país, a operação da companhia já atende cerca de 14% da população adulta e aproximadamente 23% das pessoas com acesso financeiro, consolidando-se como a principal instituição digital na expansão do acesso financeiro no México. Com a aprovação da licença bancária, em 2025, a instituição terá ainda mais oportunidades para expandir o portfólio e estimular a inovação e a concorrência no país.

Na Colômbia, o Nu alcançou mais de 3 milhões de clientes no segundo trimestre de 2025. Com penetração em 100% dos departamentos do país, a companhia está focada em usar os aprendizados com o Pix no Brasil para alavancar o Bre-B, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco de la República que permitirá transferências de dinheiro instantâneas.

O sucesso na região é alicerçado pela força e escalabilidade do modelo de negócios global do Nubank. A democratização do acesso veio acompanhada de disciplina financeira. Com estruturas tecnológicas modernas e operação digital, o Nu mantém seu custo mensal por cliente ativo abaixo de US$ 1. Essa eficiência é repassada diretamente ao cliente, reduzindo tarifas, oferecendo produtos acessíveis e ampliando crédito com responsabilidade. (Fonte: UOL)

Notícias FEEB PR


COMPARTILHAR