Nova CLT de Paim pretende anular pontos nocivos da lei trabalhista


Segunda (12), o senador Paulo Paim (PT-RS) falou com exclusividade à Agência Sindical. Ele explicou seu projeto de criar o Estatuto do Mundo do Trabalho, uma espécie de “nova CLT” que anule os pontos mais agressivos da nova lei trabalhista de Temer (13.467/17), em vigor desde novembro.

O texto-base do Estatuto se encontra em apreciação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. A meta de Paim é divulgar a primeira versão da proposta do Estatuto do Mundo do Trabalho no 1º de Maio, em Porto Alegre.Senador Paulo Paim fala durante reunião da Subcomissão que trata do tema

Relator da matéria e vice na Subcomissão criada para esse fim, Paulo Paim visa reverter o que chama de “massacre aos direitos”. Segundo o senador, questões como trabalho intermitente, terceirização geral, supressão do papel dos Sindicatos nas negociações e alteração unilateral em jornada de trabalho, aprovados na atual lei, receberão novo texto.

Paim está otimista. “Creio que o projeto possibilitará um debate mais progressista a respeito, contrapondo-se à nova lei trabalhista, aprovada a toque de caixa no Congresso Nacional para beneficiar só o capital”.

O senador promete levar essa proposta aos candidatos à Presidência, porque, segundo acredita, “a matéria só deverá ser apreciada em plenário quando o Executivo tiver um representante legitimamente eleito”.

Para que o Estatuto do Mundo do Trabalho se torne realidade, precisa de aprovação nas Comissões do Senado e depois ir a plenário. Até lá, Paulo Paim pretende que a proposta seja amplamente debatida com o sindicalismo e a sociedade.

O texto, segundo o senador, foi elaborado por juízes, promotores, advogados, movimentos sociais, Centrais, Confederações e Sindicatos. “Não me iludo. É impossível o atual Congresso aprovar um projeto com esse perfil. Mas vamos batalhar por sua efetivação no Parlamento que sairá das urnas no processo eleitoral de 2018”, ele comenta.

Audiências
 A “nova CLT” já foi debatida em 17 audiências públicas. Ainda devem ocorrer dois encontros por semana até o fechamento da proposta a ser apresentada no Dia Internacional do Trabalhador (1º de Maio).

Iniciativas
 Paulo Paim é autor do Estatuto do Idoso, já aprovado. Entre suas iniciativas estão o Estatuto da Igualdade Racial e o fim do Fator Previdenciário. (Fonte: Repórter Sindical)


COMPARTILHAR