PANDEMIA - Sindicato de Cascavel vai convocar assembleia dos bancários do Safra para votar acordo


Nos próximos dias, o Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região vai convocar assembleia virtual (com votação online) dos empregados do Banco Safra, para discutir e votar a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), negociado pelo Sindicato durante a pandemia de coronavírus, que garante integralidade do salário líquido em caso de redução de jornada ou suspensão de contrato, adesão ao acordo de não demissão, entre outros pontos importantes.

O ACT proposto atende reivindicações apresentadas pelo Sindicato dos Bancários de Cascavel e demais entidades representativas dos trabalhadores em mesas de negociação com o banco, e contém cláusulas que protegem os bancários do Safra das medidas provisórias editadas pelo governo durante a pandemia, como a MP 927 e a MP 936.

O ACT garante a manutenção do salário líquido dos bancários que tiveram contratos suspensos ou redução de jornada; prevê ainda a adesão do banco ao compromisso de não demitir durante a pandemia; e também o compromisso do banco em aplicar a suspensão de contrato preferencialmente aos bancários incluídos no grupo de risco para a Covid-19, garantindo a esses trabalhadores um maior tempo em isolamento social sem prejuízo ao salário líquido.

Para os gerentes comerciais, o acordo prevê ainda a readequação para gratificação de função, que os iguala aos outros profissionais do mercado que exercem a mesma função, garantindo a oportunidade de aumentar a remuneração. Cada bancário que se enquadrar nesta mudança receberá comunicado detalhando as vantagens que passarão a usufruir com a formalização do acordo.

“A participação dos trabalhadores do Safra na assembleia virtual é fundamental”, defende Gladir Basso, presidente do Sindicato de Cascavel e da Federação dos Bancários do Paraná. (Fonte: Seeb Cascavel)

Proposta (ACT) para download abaixo


DOWNLOADS


COMPARTILHAR