Golpe do falso banco: como reconhecer ligações suspeitas e denunciar


A mensagem chega no meio do dia: "Detectamos uma compra suspeita. Foi você?". O número parece oficial, o logo do banco está lá, e, no susto, muita gente cai. (Por Jonas Astrada) - foto reprodução - 

Resumo da notícia
 - O golpe do falso banco usa mensagens e ligações para criar pânico e roubar dados financeiros, informou Bruno Galvão de Oliveira.
 - Criminosos pedem dados pessoais e transferências via PIX para contas falsas, além de clonar cartões.
 - Para se proteger, contate o banco ao suspeitar de fraude, não clique em links e registre Boletim de Ocorrência.


O golpe do falso banco é uma das táticas mais usadas por criminosos para roubar dados financeiros. De acordo com Bruno Galvão de Oliveira, consultor de segurança da informação, a fraude acontece por telefone, SMS ou WhatsApp.

Como o golpe funciona
Usando call centers próprios, os golpistas telefonam ou enviam mensagens em sequência e anunciam uma suposta transação suspeita ou invasão. O objetivo é criar senso de urgência e pânico.

"Eles vão dizer: 'Você reconhece essa transação? Você acessou a sua conta e transferiu R$ 10.000?' A pessoa, assustada, vai negar, ficar preocupada e, consequentemente, vulnerável."
- Bruno de Oliveira

Em seguida, pedem dados pessoais — CPF, senha — ou orientam a vítima a transferir via PIX para uma conta "segura". Na verdade, o dinheiro vai para os golpistas. Outra tática comum é pedir o número do cartão para clonagem.

Caso real
Oliveira conta uma coincidência infeliz: enquanto se preparava para dar esta entrevista, a diarista que presta serviço na casa dele foi vítima do golpe.

"Ligaram para ela dizendo que o cartão do banco havia sido clonado. Ela ficou desesperada. Pediram a senha e também que entrasse em uma chamada de vídeo para 'validar a biometria facial', supostamente para impedir o acesso de terceiros. Durante a conversa, os golpistas ainda perguntaram quanto havia de limite no cartão e outras informações pessoais — e, com medo, ela acabou respondendo. Na verdade, a ligação serviu para os criminosos acessarem a conta."

O procedimento de segurança foi entrar em contato com o banco, que recomendou, no primeiro momento, apenas bloquear o cartão. Também foi feito um Boletim de Ocorrência (B.O.).

"Os bancos só agem quando a fraude é concretizada e há prejuízo financeiro. Antes disso, apenas fazem recomendações de segurança."

- Bruno de Oliveira

Até o momento em que essa reportagem foi publicada, não havia desfalque na conta.

Como se proteger
O especialista reforça a importância de sempre desconfiar de mensagens de bancos e manter a calma, seguindo alguns passos básicos:

1. Interrompa o contato e converse com o banco. Ao receber uma ligação ou SMS suspeito, desligue imediatamente e entre em contato com o seu banco. Procure o gerente ou informações para contato no site do banco.

2. Nunca clique em links. O banco nunca envia links por SMS ou e-mail para resolver problemas de segurança.

3. Mantenha a calma. "A gente pensa muito em soluções técnicas para evitar os incidentes, mas a maior parte deles pode ser evitada com cautela e calma na hora do contato", diz Oliveira.

4. Faça um Boletim de Ocorrência (B.O.). Esse tipo de comunicação é crime. Portanto, é fundamental registrá-lo formalmente, seja online ou presencialmente, informando o número que entrou em contato.

5. Questione.
Sempre! De acordo com Oliveira, o ideal é sempre ter em mente o seguinte pensamento: "Será que esse comunicado é mesmo do meu banco? Será que ele faria isso?". Informe-se sobre como e por que meios o seu banco realiza comunicados oficiais.

6. Em caso de dúvida, contate o banco.
Se você ainda tiver dúvidas, entre em contato com seu banco. Cada instituição possui procedimentos de segurança para lidar com essas questões, e é melhor buscar ajuda do que sair no prejuízo. (Fonte: UOL)

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